Rosh Hashanah (01 e 02 de Tishrei 5770)

shana továRosh Hashanah (em hebraico ראש השנה, que significa literalmente “cabeça do ano”) é a celebração do Ano Novo judaico, dia do julgamento divino (Yom HaDin) e aniversário da criação do mundo. Trata-se de um feriado de dois dias, que é celebrado em 01 e 02 de Tishrei, sendo este o primeiro dia do calendário judaico rabínico e o sétimo mês do calendário bíblico. No calendário gregoriano ocidental Rosh Hashanah cairá nos dias 19 e 20 de setembro de 2009.

roshhashanafig02A Torah em Vayicrá/Levítico 23:24, refere-se a este dia como o Dia do Toque (Yom Teruá): “Fala aos filhos de Israel, dizendo: No 7º mês, o 1º dia do mês será para vós descanso solene, memorial de toque de shofar, convocação de santidade”.

No Rosh Hashanah iniciam-se os “dez dias de mudança” ou “dez dias de penitência” chamados Aseret Yemei Teshuvá (em hebraico עשרת ימי תשובה) que culminam no Yom Kipur (Dia do Perdão ou da Expiação).

É um tempo de arrependimento, quando o Shofar (chifre de carneiro sem culpa) é soprado, para despertar os judeus e exortá-los a se voltar a D’us, já que nesse período o “livro da vida e da morte” é aberto e inscreve-se nele as boas e más obras que os homens e as nações realizaram ao longo do ano. Dessa forma, no decorrer desses dez dias, o destino de cada judeu para o ano vindouro é decidido, mas a decisão pode ser mudada para melhor, pois o decreto do Eterno só é selado no Yom Kipur.

Nesse sentido, a intenção do julgamento não é a condenação ou o castigo, mas o retorno dos pecadores a uma vida digna e a uma conduta segundo a Lei. Eis por que os sons do Shofar conclamam os fiéis a um minucioso exame de consciência: “Acordai-vos, vós que dormis, e pensai em vossos deveres. Lembrai-vos de vosso Criador e voltai para Ele em penitência”.

O caráter litúrgico do Rosh Hashanah é marcadamente messiânico: as orações invocam o advento do Reino de D’us, idade de ouro em que toda a humanidade reconhecerá a universal soberania do Eterno, verdadeiro e único. O sopro do Shofar anuncia, assim, a consumação da Criação com a vinda do Reino de D’us.

Os costumes e celebração de Rosh Hashanah
Conforme o costume pós-exílico, o Rosh Hashanah é celebrado durante dois dias, tanto em Israel quanto fora, como forma de se garantir que o mesmo seja comemorado no dia correto em todas as comunidades.

Por ser um Yom Tov, todas as proibições do shabat são aplicáveis tambémroshhashanafig03 em Rosh Hashanah, com exceção de carregar objetos, levar algo para a sinagoga, usar a eletricidade ou cozinhar/preparar comida. Entretanto, é realmente imprescindível evitar acender fogo; em vez disso, devemos acendê-lo de outro fogo já existente.

Na refeição familiar, uma maçã é mergulhada no mel para que o ano vindouro seja doce.

Outro costume é cumprimentar mutuamente com a seguinte expressão: “Que sejas inscrito para um ano bom” (em hebraico L’Shana Tová Tikatevu) ou simplesmente “um bom ano” (em hebraico Shana Tová).

Durante os 10 dias (Yomim Noraim – Dias de Temor) muitas orações (Selichot) e poemas religiosos (pyutim) são entoados junto com as orações cotidianas.

Tashlich

roshhashanafig04No 1º dia do Rosh Hashanah (ou no segundo, se o 1º for shabat) é costume ir-se a um local que possua massa de água e que existam peixes, seja a margem de um riacho, lagoa, oceano, e lá proferir uma oração chamada Tashlich, afirmando que jogamos nossos pecados na água, pois nos arrependemos sinceramente e queremos nos retificar. A prece deve ser proferida sacudindo as barras das calças, tsitsit e virando os bolsos para fora, livrando-se dos farelos, que representam os pecados. Se não houver massa de água nas proximidades, a oração poderá ser dita em frente de qualquer água corrente fora de casa, até mesmo uma fonte, chafariz ou torneira.

Por que o toque do Shofar?
A tradição hebraica nos fornece 10 motivos para o toque do Shofar no Rosh Hashanah:

Rosh Hashanah é o primeiro dos dez dias mais propícios do ano para se fazer Teshuvá (Arrependimento e abandono de práticas impróprias anteriores). O toque do Shofar comove a alma das pessoas para que reconheçam a D’us como Rei do Universo.

Rosh Hashanah sinaliza o início da Criação, quando D’us se tornou Reiroshhashanafig05do Universo. Da mesma forma que trombetas são tocadas no dia da coroação de um rei terreno, o Shofar é tocado para coroar o Todo Poderoso.

O Shofar recorda a entrega da Torah no Monte Sinai, pois as escrituras informam que pôde ser ouvido um estrondoso toque de Shofar. Desta maneira, recebemos sobre nós aquilo que nossos antepassados aceitaram no Sinai: “Naasê VeNishmá” – Faremos e ouviremos.

O shofar relembra a destruição do Templo Sagrado em Jerusalém (Beit Hamikdash) e os toques das trombetas que os inimigos dos israelitas soavam.

As palavras dos profetas foram comparadas ao toque do Shofar.

O Shofar também lembra o sacrifício de Yitzchak (Isaac), que estava disposto a entregar-se em sacrifício, mas, no último instante, foi substituído por um carneiro que tinha seus chifres presos num arbusto. Com o toque do Shofar, o povo de Israel recorda o mérito de seus ancestrais que deram a vida por causa da Torah.

O Shofar faz com que o homem tema a D’us, pois contém em si mesmo a capacidade de provocar temor.

A tradição judaica ensina que no dia do Grande Julgamento toques de Shofar serão ouvidos.

O retorno de todos os israelitas espalhados pelo mundo para a Terra de Israel será anunciado pelo Shofar.

O Shofar lembra-nos e confirma nossa crença na ressurreição dos mortos, que será feita através do toque do Shofar.

Fonte: http://www.judaismomessianico.net

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